sábado, 17 de setembro de 2011

Barbie - Breve história



Barbie
A Barbie é uma boneca com roupas e acessórios, desenvolvida pela Mattel, Inc. e lançada no dia 9 de Março de 1959. A ideia da criação da boneca partiu de Ruth Handler (1916-2002), uma mulher de negócios norte-americana, que se inspirou numa boneca alemã chamada Bild Lilli.
A boneca tem sido uma parte importante do mercado de brinquedos desde há cerca de 50 anos e objecto de controvérsias e processos em tribunal, frequentemente envolvendo a Barbie e o seu estilo de vida. Nos últimos anos, tem enfrentado um aumento de competição da parte de outras bonecas do mesmo género.
A história de Barbie
Ruth Handler observava a sua filha Barbara a brincar com bonecas de papel e reparou que muitas vezes se divertia fazendo as bonecas ter papéis adultos. Nessa época, praticamente todas as bonecas infantis eram representações de crianças. Apercebendo-se de que provavelmente se tratava de um hiato no mercado, Handler sugeriu a ideia de uma boneca com corpo adulto ao seu marido Elliot, um dos sócios fundadores da Mattel, uma fábrica de brinquedos. Tanto Elliot como os outros directores da empresa ficaram pouco entusiasmados com a ideia.
Numa viagem à Europa em 1956, com os seus filhos Barbara e Kenneth, Ruth Handler viu uma boneca alemã chamada Bild Lillli.
Lilli tinha uma figura de adulta tal como Handler tinha pensado, portanto, comprou três. Deu uma à filha e levou as outras para a Mattel. A boneca baseava-se numa personagem popular de banda-desenhada, criada por Reinhard Beuthin para o jornal Die Bild-Zeitung. Lilli era uma rapariga trabalhadora, que sabia o que queria e não desdenhava usar os homens para o obter. Começou a ser vendida na Alemanha em 1955, inicialmente para adultos, mas tornou-se popular entre as crianças que gostavam de lhe vestir as roupas, que se vendiam em separado.
De regresso aos Estados Unidos, Handler trabalhou no design da boneca, com a ajuda do engenheiro Jack Ryan, e deu-lhe o nome Barbie, a partir do nome da sua filha Barbara. A boneca foi lançada na Feira de Brinquedos Internacional da América, em Nova Iorque, no dia 9 de Março de 1959. Esta data tornou-se depois o dia de aniversário da Barbie.
A Mattel adquiriu os direitos da boneca Bild Lilli em 1964 e parou a respectiva produção. A primeira Barbie usava um fato-de-banho às riscas pretas e brancas e o seu famoso rabo-de-cavalo e podia comprar-se loira ou morena. Foi considerada um "Modelo de Moda Adolescente" e as suas roupas eram criadas pela designer de moda da Mattel Charlotte Johnson. As primeiras Barbies eram fabricadas no Japão e as suas roupas costuradas à mão por tarefeiras japonesas. Foram vendidas cerda de 350.000 bonecas Barbie no primeiro ano de produção.
Ruth Handler acreditava que era importante que a Barbie tivesse um corpo adulto e rapidamente uma pesquisa de mercado demonstrou que alguns pais estavam descontentes com o peito da boneca. A aparência da Barbie foi várias vezes alterada, sendo a mais notável em 1971, quando os olhos foram alterados de modo a olhar em frente em vez do olhar de soslaio que tinha de origem.
A Barbie foi um dos primeiros brinquedos a ter uma estratégia de marketing baseada essencialmente em anúncios de televisão, o que foi depois copiado por muitos outros brinquedos. Estima-se que tenham sido vendidas mais de mil milhões de Barbies em todo o mundo, em mais de 150 países. A Mattel afirma que são vendidas três bonecas por segundo.
Os brinquedos da série Barbie e os seus acessórios são fabricados numa escala de cerca de 1:6, utilizada em muitos brinquedos. Os produtos Barbie incluem não só as bonecas e as suas roupas e acessórios, mas também uma enorme gama de produtos como livros, acessórios de moda e jogos de vídeo. A Barbie participou numa série de filmes Barbie e apareceu no Toy Storie 2, de 1999.
De modo quase único no caso de uma boneca, Barbie tornou-se um ícone cultural e teve honras raras no mundo dos brinquedos. Em 1974, uma parte deTimes Square, em Nova Iorque, teve o nome Barbie Boulevard, durante uma semana, e em 1985 o artista Andy Warhol criou um quadro de Barbie.
Biografia
O nome completo de Barbie é Barbara Millicent Roberts. Numa série de romances publicados na década de 1960, são dados os nomes dos seus pais: Geroge e Margaret Roberts, da cidade fictícia de Willows, no Wisconsin.
Barbie frequentou o liceu de Willows e a Manhattan International High School, também fictícia, em Nova Iorque. Tem uma relação amorosa intermitente comKen (Ken Carson), que apareceu a primeira vez em 1961. Tal como Barbie, Ken partilha o seu nome com um dos filhos de Ruth Handler. Um comunicado da Mattel em Fevereiro de 2004 anunciou que Barbie e Ken tinham decidido separar-se de vez, mas em Fevereiro de 2006 o casal voltou a juntar-se.
A Barbie teve mais de 40 animais de estimação, incluindo gatos, cães, cavalos, um panda, um leão bebé e uma zebra. Também teve uma variada série de veículos, incluindo um Corvette cor-de-rosa, descapotáveis, roulotes e jeeps. Barbie tem também brevet de piloto de avião, e trabalha tanto como piloto como como assistente de bordo em carreiras comerciais.
As várias carreiras de Barbie foram estudadas de modo a evidenciar que as mulheres podem ter muitos papéis na vida, e a boneca foi vendida com vários nomes, incluindo Barbie Astronauta, em 1965, Barbie Doutora, em 1988, e Barbie em Nascar, também em 1988[8].
A Mattel criou uma série de companheiros para a Barbie, que incluem Teresa, de origem hispânica, Midge Hadley, africo-americana, Christie e Steven (o namorado de Christie). Os irmãos e primos de Barbie são: Skipper Roberts, Tutti Roberts, Todd Roberts e Stacie Roberts (os três últimos são irmãos gémeos), Kelly Roberts, Krissy Roberts, Francie e Jazzie.
Anos 60
A Barbie foi a primeira boneca a usar maquilhagem e com acessórios disponíveis. Continuou a sua trajectória em 1960 e lançou novos modelos inspirados na moda contemporânea.
Nos anos 60, a Barbie era a típica rapariga norte-americana, com seu conjuntinho de lã e fitas no cabelo, que podia ser de três cores: loura, castanha e ruiva.
Em 1962, vestiu-se de Jacqueline Kennedy, com o famoso saia e casaco cor-de-rosa.
Em 1965, passou a ter pernas flexíveis.
Em 1968, o seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longas pestanas e olhos azuis. No final da década, roupas floridas, estampas psicadélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie 1969. Também começaram a ser aparecer as Barbies de Lingerie.

Anos 70
Durante os anos 70, surgiu mais uma "amiga" da Barbie, Stacy. E a Barbie inspirada pela juventude e influenciada pela época, adotou um visual hippie.
Foi criado também o estilo Malibu em 1971 de cabelos louros e claros e pele bronzeada. Ken também teve uma versão John Travolta inspirada no Disco e no filme "Febre de Sábado à Noite".
O casal encarnou várias celebridades da época, no seu novo automóvel, um modelo rosa-choque desportivo.
Em 1972, a Barbie passou a dispor de uma caravana, passaporte para uma vida mais próxima da natureza, com as suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley.


Anos 80
Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. A Barbie apareceu em versão Dallas (famosa série da televisão da década) com muitos brilhos e lábios vermelhos.
As roupas exibiam transparências e mangas tufadas. A maquilhagem passou a ser obrigatória. Foi nesse período que começou a produção de bonecas para coleccionadores.
Em 1980, teve início a colecção étnica, com Barbies vestidas de roupas típicas de vários países. Por exemplo: México, Chile, Jamaica, Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. Continuou também a usar roupas que a identificavam com várias celebridades.

Anos 90
Em 1990, a Barbie apareceu a conduzir um Ferrari, divertindo-se, cantando e dançando. Os seus cabelos estavam mais compridos que nunca e as suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, sempre politicamente correcta, a boneca candidatou-se à presidência dos Estados Unidos.
Em 1996, conheceu uma nova amiga, paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas. Ken apareceu em versão Brad Pitt em 1999. No mesmo ano foram lançadas Barbies com rostos de modelos famosas como Naomi Campbell. Comemora os 40 anos com o lançamento de uma boneca exclusiva.

Anos 2000
Sempre a acompanhar a evolução da sociedade, a Barbie chega ao ano 2000 demostrando que é uma mulher moderna, que trabalha e possui acessórios como telemóvel e computador.
Em 2003, a Mattel lançou uma linha paralela da Barbie, a My Scene. A boneca passou a ter uma cara mais jovem e moderna, tudo para conquistar as meninas que preferiam bonecas concorrentes.
A partir de 2006, a Barbie fica mais adolescente, adora desporto e moda (claro). Em 2007, a Mattel lançou a nova geração da Barbie, que mistura a boneca com o iPod.

Exposições
A Barbie já esteve em exposição em vários museus, como em 1997, no Museu Nacional do Mónaco, onde foram expostas 110 bonecas vestidas por 55 estilistas. Em Novembro do mesmo ano, em Milão, a casa de leilões Christie`s organizou um leilão de bonecas Barbie vestidas por cerca de 40 grandes estilistas em prol da luta contra o cancro da mama, com o nome "Uma Barbie hoje pode salvar uma mulher amanhã".
Em 1998, aconteceram também a exposição "Barbie em Férias no Museu da Boneca em Paris" e a exposição no castelo de Chamerolles da coleção de 110 bonecas Barbies vestidas pelos grandes estilistas.
No Brasil, "Forever Barbie", organizada pelo Senac Moda e pela Mattel, mostrou 120 Barbies históricas, em Março de 2002.
Em Portugal, houve já uma exposição retrospectiva no Museu do Brinquedo e exposições temporárias de Barbies vestidas por vários estilistas internacionais.

Colecções
Desde meados dos anos 80, começaram a aparecer alguns modelos limitados da Barbie, verdadeiras relíquias para coleccionadores. São Barbies de várias épocas, reproduzidas com riqueza de detalhes. São modelos que, de alguma forma, prestam uma homenagem, lembrando alguém ou alguma época, como a Barbie patriota, de roupa militar da revolução americana do século 18. Fazem parte desse universo também as Barbies de fantasia, vestidas de fada, pássaro ou anjo, assim como as carreiras, de bailarina [que teve várias versões, em 61, 76, 91, 73 e 98, cantora, pianista, médica, professora, policia, piloto e astronauta, entre outras.
Em 1980, teve início a coleção étnica, com modelos vestidas de roupas típicas de vários países, como México, Chile, Jamaica, Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria.
A partir dos 90, foi criada uma colecção de alta-costura pelos designers da Mattel, inspirados em grandes costureiros, como Givenchy. Aliás, muitos estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões, como Christian Dior, Chanel, Donna Karan, Giorgio Armani, John Galliano, entre muitos outros, e também marcas como a Gucci ou a Levis.
Versões românticas e clássicos do cinema, teatro e TV também vestiram Barbie e Ken, como Romeu e Julieta, O Feiticeiro de Oz e Star Trek, tal como algumas divas, como Marilyn Monroe, Andrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh, que tiveram Barbies vestidas à imagem das suas personagens mais famosas.

Controvérsias
A popularidade da Barbie garante que o seu efeito nas brincadeiras das crianças ocidentais atrai um alto grau de vigilância. As críticas que provoca são frequentemente baseadas na convicção de que as crianças consideram a Barbie um modelo e tentarão copiá-la.
Em Setembro de 2003, a Arábia Saudita proibiu a venda das bonecas Barbie por considerar que não se coadunam com os ideais do Islão. Nos países doMédio Oriente existe uma boneca alternativa chamada Fulla, semelhante à Barbie, mas desenhada para ser mais aceitável no mercado islâmico. A Fulla não é produzida pela Mattel e a Barbie ainda está à venda noutros países do Médio Oriente, incluindo o Egipto. No Irão encontram-se à venda as bonecas Sara e Dara, em alternativa à Barbie.
A palavra Barbie acabou por se tornar um termo de calão pejorativo, para uma rapariga ou mulher considerada fútil, tal como na canção pop "Barbie Girl".
Em Julho de 1992, a Mattel lançou uma Barbie falante com várias frases do género: "Will we ever have enough clothes?/Teremos alguma vez roupas suficientes?", "I love shopping!/Adoro compras!" ou "Wanna have a pizza party?/Fazemos uma festa de pizzas?". Cada boneca estava programada para dizer quatro de 270 frases possíveis, de modo a que dificilmente duas bonecas tivessem frases iguais. Uma dessas 270 frases era: "Math class is tough!/As aulas de Matemática são difíceis!". embora apenas 1,5 % de todas as bonecas vendidas dissesse a frase, provocou críticas da Associação Americana de Mulheres Universitárias. Em Outubro de 1992, a Mattel anunciou que a boneca ia deixar de dizer a frase e trocaria todas as bonecas vendidas que a dissessem.
Uma das críticas mais frequentes à Barbie é que a boneca promove uma imagem corporal irrealista para uma jovem, com o risco de que algumas raparigas tentem imitá-la, tornando-se anoréticas. Em 1997, o corpo da boneca foi redesenhado de modo a ficar com um pouco mais de cintura, dizendo a Mattel que isto faria a boneca ficar melhor com os designs de moda contemporâneos.
A boneca Francie apareceu pela primeira vez em 1967, e é muitas vezes descrita como a primeira boneca afro-americana da série Barbie. No entanto, a boneca foi feita usando os moldes da cabeça da Francie Branca, e não tinha as características faciais das pessoas negras. A primeira boneca afro-americana da série Barbie foi na verdade Christie, que surgiu em 1968. A Barbie Negra e a Barbie Hispânica foram ambas lançadas em 1980.
Em 1997 a Mattel aliou-se à Nabisco, a empresa das famosas bolachas Oreo, para lançar uma promoção cruzada entre os dois produtos. A boneca era vendida como alguém com quem as crianças poderiam partilhar as "bolachas preferidas da América". Tal como se tinha tornado costume, a Mattel produziu uma boneca branca e uma boneca negra. Os críticos comentaram que para a comunidade afro-americana "Oreo" é um termo pejorativo, que significa que a pessoa é "negra por fora e branca por dentro", tal como a bolacha. A boneca teve pouco sucesso e a Mattel recolheu-a, tornando-se depois um dos artigos perseguidos pelos coleccionadores.
Em Maio de 1997, a Mattel lançou a boneca Becky, numa cadeira de rodas cor-de-rosa. Kjersti Johnson, uma rapariga de 17 anos, estudante em Tacmo, Washington, e que sofria de paralisia cerebral, comentou que a nova boneca não cabia no elevador da casa de sonho da Barbie. A Mattel anunciou que a casa ia ser redesenhada para obviar o problema.
Em Março de 2000 surgiram histórias na imprensa afirmando que o vinil usado nas bonecas mais antigas poderia libertar químicos tóxicos, pondo em perigo as crianças que brincassem com elas. A acusação foi recusada como falsa por peritos. Uma Barbie moderna tem o corpo feito de plástico ABS e a cabeça feita em PVC macio.
Em Novembro de 2005, o Dr. Agnes Nairn, da Universidade de Bath, em Inglaterra, publicou uma pesquisa sugerindo que as raparigas passam frequentemente por uma fase em que odeiam a Barbie e a submetem a uma série de castigos, incluindo decapitações e colocar a boneca no forno de microondas. Segundo o Dr. Nairn, "Pensa-se que o repúdio da Barbie é um rito de passagem e de rejeição do passado".
Filmes
Filmes que utilizaram a imagem da Barbie:
Barbie em A Estrela do Rock
Barbie em O Quebra Nozes
Barbie em A Princesa Rapunzel
Barbie em O Lago dos Cisnes
Barbie em A Princesa e a Plebéia
Barbie Fairytopia
Barbie em A Magia de Aladus
Barbie Fairytopia Mermaidia
O Diário da Barbie
Barbie em As 12 Princesas Bailarinas
Barbie Fairytopia A Magia do Arco-Íris
Barbie em A Princesa da Ilha
Barbie-Butterfly
Barbie em Abracadabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário