sábado, 17 de setembro de 2011

3ª Convenção de Colecionadores de Barbie



Quando:
Dias 5 e 6 de novembro de 2011

Onde:
IED - Istituto Europeo di Design
www.ied.edu.br
Rua Maranhão, 617 - Higienópolis
São Paulo - SP - CEP 01240-001

Valor da Inscrição:
R$120,00

Dúvidas?
pbarbiebrasil@gmail.com

Atenção:
vagas limitadas a 250 participantes.
Garanta sua inscrição!

http://www.barbiebrasil2011.com.br/

Eu vou, você vai?

Exposição celebra os 50 anos de Ken


Mostra, promovida pela Mattel e pelo Shopping Pátio Higienópolis, conta a história de um dos casais mais famosos do mundo
Para homenagear o cinqüentenário do boneco Ken, a Mattel do Brasil vai fazer a festa com a exposição “Barbie & Ken – O Casal Perfeito”, que será aberta ao público no sábado (12/2), no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. A mostra contará como surgiu o romance do casal que, há cinco décadas, inspira e encanta gerações. Do primeiro encontro (1961) à separação (2004), e a reconciliação do par apaixonado, em fevereiro de 2011, a mostra terá 150 exemplares dos bonecos para recriar essa história.
A exposição conta com a curadoria do colecionador paulista Carlos Keffer, que disponibilizará algumas raridades do seu acervo como os primeiros exemplares da Barbie (1959) e Ken (1961), a primeira versão do Ken que dobrava o joelho (1964) e o primeiro Ken negro (1981). Entre as criações inspiradas em personagens de TV e cinema, estarão os exemplares do seriado Mad Men e o casal Bella e Edward, da Saga Crepúsculo.
O público poderá fazer um passeio pelas tendências da moda, desde a alta-costura francesa às coloridas Era Mod e Era Hippie dos anos 60, passando pela Era Disco dos anos 70, a New Wave dos anos 80, a descontração dos anos 90, até o look descolado e sem fronteiras dos anos 2000.A mostra é gratuita e vai até o dia 28 de fevereiro. O Shopping Pátio Higienópolis fica na Av. Higienópolis, 618, em São Paulo.

Confira 50 curiosidades sobre os 50 anos da Barbie


A boneca de 29cm completará 50 anos no dia 9 de março. Nestas cinco décadas, teve diversos pápeis, de astronauta a candidata à presidência dos Estados Unidos. Criticada por suas medidas inatingíveis, mas adorada por crianças (e adultos) de todo o mundo. Até os estilistas renderam-se a ela, que vai receber homenagens durante todo o ano, começando pelo desfile do próximo sábado, durante a Semana de Moda de Nova York. No embalo do aniversário de Barbie, o Terraselecionou 50 fatos históricos e curiosidades sobre a boneca mais vendida do mundo. Confira a seguir.

1- A Barbie foi criada por Ruth Handler, que morreu em 2002 aos 85 anos, e seu marido Elliot, fundadores da empresa de brinquedos Mattel, em 1959, nos Estados Unidos. A inspiração veio da filha do casal, Barbara (ainda viva), que brincava de trocar roupas em um boneco de papel. A silhueta da Barbie foi desenhada por Jack Ryan.

2- O nome completo da boneca Barbie, a primeira com forma adulta do mundo, é Barbara Milicent Roberts. Ela é de Willows e estudou na Willows High School. Ao longo do tempo, os membros da família foram lançados e atualmente Barbie tem seis irmãos: Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999). Durante as cinco décadas, Barbie já teve mais de 40 animais de estimação. Além de gatos e cachorros, já foi dona de cavalos, um urso panda, um filhote de leão e uma zebra.

3- A boneca foi lançada oficialmente no dia 9 de março numa feira de brinquedos na cidade de Nova York ao preço de 3 dólares cada.

4- A Barbie mais cara do mundo foi lançada em setembro de 2008 durante lançamento do DVD Barbie e o Castelo de Diamantes. No valor de US$ 94,8 mil, trazia uma tiara, sandálias, brincos, colar, pulseira e anel adornados com diamantes. Só no vestido, há 44 brilhantes.

5- A cada segundo, duas bonecas Barbie são vendidas em algum lugar do mundo.

6- Ela é fabricada na China e vendida em mais de 150 países.

7- Se fosse uma mulher de verdade, Barbie exibiria as seguintes medidas: 1,70m, 99cm de busto, 46cm de cintura e 84cm de quadril. Para se ter uma referência, a modelo Gisele Bündchen mede 1,79m e tem 92cm de busto, 61cm de cintura e 89cm de quadril. É a medida da cintura da boneca o principal alvo de críticas de feministas de todo o mundo, que consideram a Barbie um padrão de beleza inatingível. Mas há quem busque isso: 38cm é a circunferência da menor cintura do mundo, segundo o livro Guiness World Records (Livro dos Recordes). A detentora do título é Cathie Jung, americana que atualmente tem 72 anos, e que usa espartilhos desde os 25 anos para manter a cintura fina.

8- Três anos após seu lançamento, Barbie ganha um namorado, o boneco Ken, inspirado em Kenneth, nome do outro filho do casal criador da boneca. Kenneth morreu em 1994, vítima de tumor no cérebro. A história de vida dos dois pode ser acompanha no site oficial www.barbie.com que conta as aventuras do casal. Se estão juntos ou não.

9- A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios. Em 1965, ganhou pernas flexíveis e, em 1968, apareceu em versão remodelada, com olhos azuis e cílios longos, duas características que viriam a ser suas marcas registradas.

10- Barbie acompanhou a moda ao longo das décadas. Nos anos 1960, era inspirada em uma típica estudante norte-americana. Usava twin-set, faixa no cabelo e vinha com três opções de perucas. Ela poderia ser loira, morena ou ruiva.

11- Desde o início, o estilo de pesonalidades em todo o mundo serviu de referência para a boneca. Já em 1962, apareceu com um tailleur cor-de-rosa, inspirado em Jacqueline Kennedy.

12- Não foi só a Barbie que atualizou o guarda-roupa e buscou inspiração para compor seu estilo em personalidades e personagens. Na década de 1970, Ken ganhou versão John Travolta, inspirada na onda Disco e no filmeEmbalos de Sábado à Noite. Em 1999, ganhou uma versão Brad Pitt.

13- A primeira amiga de Barbie chegou em 1969. Era Christie, a primeira boneca negra lançada no mercado norte-americano. Logo depois, veio Stacy. Em 1996, ela ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.

14- Depois de Christie, outras bonecas negras começam a ser lançadas na década de 1980. Surgiram também Barbies com inspiração hispânica.

15- A Barbie mais vendida de todos os tempos foi a de 1992, Totally Hair Barbie, com o cabelo comprido até os pés.

16- Em alguns países do Oriente Médio, a versão da Barbie chama-se Fulla e foi lançada em 2003. Trata-se, na verdade, de uma concorrente, porque não é fabricada pela Mattel. A boneca segue os padrões de se vestir da religião muçulmana, com véu e hijab (vestimenta que cobre as roupas), além de um tapete para orações. Mas nem todos os países liberaram as vendas. A comercialização é proibida, por exemplo, na Arábia Saudita.

17- Muito antes da febre da Barbie no Brasil, era a sua rival, Susi, quem fazia a cabeça das meninas. Lançada em 1966 (Barbie chega ao Brasil apenas em 1982), Susi atravessou décadas e conquistou meninas de várias gerações. Foram mais de 400 versões lançadas no país. Susi acompanhou todas as tendências dos anos 1960 e 1970. Parou de ser fabricada em 1985 e voltou ao mercado em 1997. Fashionista como a Barbie, em 2001, tornou-se consultora de moda do São Paulo Fashion Week e ganhou uma versão que apoiava a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. Em 2002, foi lançada uma boneca especial para o evento.

18- No fim dos anos 1960, Barbie passa a se vestir com roupas floridas, estampas psicodélicas, grandes óculos, adotando o estilo hippie que marcaria a década seguinte. Nos anos 1980, ela adota diversos looks-chave da época, desde peças com glitter e maquiagem mais pesada.

19- A boneca Barbie estilo Malibu, lançada em 1971, tornou-se referência eterna de beleza, inspirando diversas celebridades ao longo dos tempos. Basta lembrar-se de Pamela Anderson. A boneca tinha cabelos louros bem claros e a pele bronzeada.

20- Barbie não representava apenas um padrão de beleza, mas também um ideal de estilo de vida. Por isso, já na década de 1960, tinha um carro modelo esportivo na cor rosa-choque. Em 1972, ganhou um trailer. Barbie chegou em 1990 dirigindo uma Ferrari. Em 2000, para mostrar que é moderna e trabalha, usava telefone celular e computador. Em 2007, a Mattel lançou a nova geração da Barbie, que mistura a boneca com o MP3 player.

21- Em 1976, Barbie entra para o mundo dos esportes como atleta olímpica. Em 2000, na Olimpíada de Sydney, ela representou 17 modalidades de diferentes países.

22- Na década de 1980, começam a ser lançadas as versões para colecionadores e a coleção étnica inspirada na indumentária típica de vários países. Atualmente são mais de 50. A boneca brasileira estava vestida de baiana. E em 1992, foram lançadas Barbies com o rosto de famosas top models da época, como Naomi Campbell.

23- Em 1985, Andy Warhol pinta a boneca com fartos cabelos loiros.

24- Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos.

25- Uma edição especial é lançada em comemoração ao seu aniversário de 40 anos.

26- Em 2002, deixa sua marca na calçada da Fama, em Hollywood, ao lado das celebridades como Marilyn Monroe e Charles Chaplin.

27- Depois de entrar nos 40, a boneca começou a rejuvenescer seu visual e a adotar cara mais adolescente com looks inspirados pela moda e pelo esporte. Em 2003, a Mattel lançou uma linha paralela da Barbie, a My Scene. A boneca ganhou uma cara mais jovem e moderna, tudo para conquistar as meninas que preferiam bonecas mais ousadas, como as Bratz.

28- A ligação de Barbie com a moda chegou até a alta-costura. Ela já ganhou vestidos sob medida feitos por mais de 70 de alguns dos mais importantes estilistas do mundo, como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani. No total, Barbie e seus amigos já ganharam cerca de 1 bilhão de roupas, criadas desde 1959.

29- No Brasil, os estilistas Walter Rodrigues, Lino Villaventura, Alexandre Herchcovitch já criaram roupas para a boneca. E agora Amir Slama mostrará maiô com recortes e aplicações no desfile em Nova York.

30- Já foram lançados 16 longa-metragens com a boneca. O primeiro,Barbie - A Estrela do Rock (1987) e o último Barbie - A Canção de Natal, de 2008 . Em 1999, Barbie aparece como convidada especial no filme Toy Story 2.

31- Em 50 anos, ela já teve mais de 100 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); e Barbie presidente dos EUA (1992).

32- Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek (Jornada na Estrelas), além de musas como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh. Uma das mais famosas é a versão inspirada no filme Os Pássaros, de Alfred Hitchcock.

33- Barbie é uma das 100 marcas mais importantes no mundo e vale algo em torno de US$ 2 bilhões, segundo a revista norte-americana Business Week.

34- Apesar de fazer sucesso no mundo todo, a boneca foi e ainda é alvo de críticas de feministas contrárias à idéia de cultuar um tipo físico restrito a poucas mulheres. Além disso, foram registrados casos de golpes contra a imagem da Barbie, como a colocação de adesivos ofensivos nas embalagens do brinquedo. Há até uma comunidade (www.antibarbie.com), formada por ex-colecionadores da boneca, que promove atos contra a Barbie.

35- Para rebater tais críticas, a criadora Ruth Handler, em sua autobiografia lançada em 1994, diz: "Minha filosofia, ao criar a Barbie, é a de que por meio dela as menininhas podem imaginar que são a mulher que bem entenderem. A Barbie sempre representou as diversas escolhas que a mulher tem a sua disposição."

36- Apesar do frisson causado pela comemoração dos 50 anos da boneca, seu estilo também é associado a excessos e a pouco bom senso fashion. Roupas curtas e justas, longas cabeleiras e saltos altos são a combinação preferida de celebridades associadas à boneca. Em 1997, o grupo noruguês Aqua ficou famoso com a música Barbie Girl, que fazia referências pejorativas e sexuais à boneca. A Mattel processou o grupo, mas o caso não foi aceito pela corte americana. A empresa recorreu e perdeu novamente na Suprema Corte Norte Americana.

37- No Brasil, em 2004, foi realizada a 1ª Convenção Brasileira de Colecionadores de Barbie, o primeiro evento do gênero da América Latina reunindo mais de 200 pessoas de diversos Estados Brasileiros.

38- No Brasil, celebridades personificaram a boneca em desfiles de moda realizados pela Mattel. Barbie apareceu na "pele" de Wanessa Camargo, Grazi Massafera, Ana Hickmann.

39- Carlos Keffer é o maior colecionador brasileiro. Seu acervo pessoal conta com mais de 450 bonecas.

40- O maior acervo pessoal da boneca de que se tem notícia foi o acumulado durante mais de 40 anos pelo designer holandês Ietje Raebel desde 1960 até 2002. As mais de 4 mil Barbies da coleção foram leiloadas em 2006 pela empresa Christie's, arrecadando mais de 100 mil libras.

41- O maior encontro entre colecionadores da boneca será realizado em Washington, nos Estados Unidos, em julho. São esperados mais de mil aficionados de todo o mundo. Os ingressos para o evento esgotaram-se em apenas dois dias.

42- A Barbie em maiô preto e branco, a primeira versão da boneca, ganha uma versão atualizada também em comemoração ao aniversário. A partir do dia 9 de março, a boneca, que foi apresentada na Feira de Brinquedos de Nuremberg, na Alemanha, estará à venda em todo o mundo.

43- Pela primeira vez, Barbie ganha um desfile próprio na Semana de Moda de Nova York. Durante a Mercedes-Benz Fashion Week, será realizada uma apresentação com modelos reais inspirados na história da boneca. Serão 50 looks assinados por 50 designers diferentes. O evento será transmitido ao vivo pelo site www.barbie.com, às 18h (horário local)do Brasil no próximo sábado.

44- A data também serviu de mote para o relançamento das Barbies mais queridas de todos os tempos. São elas: The Original Teenage Fashion Model (1959), Brunette Bubble Cut (1962), Twist 'N Turn (1967), Barbie Malibu (1971), Superstar (1977), Barbie and the Rockets (1986).

45- Uma nova boneca será lançada, em edição comemorativa ao aniversário de 50 anos. Com um vestido longo de cor dourada com detalhes em brilho, a nova boneca aparece levemente bronzeada e com cabelos na cor de mel. A Barbie 50th Anniversary Collector terá edição limitada e custará US$ 50.

46- A boneca mais famosa do mundo ganha um coffee table book (livro de mesa, com capa dura) que conta sua história em relação à moda. The Barbie Book custará cerca de US$ 500. Há mais de 500 livros publicados tendo a boneca como personagem. Desde histórias de ficção a dicas de moda e de etiqueta. No Brasil, a editora Cosac & Naify lançou em 2000 o livro Barbie, integrante da coleção Universo da Moda e que conta a história da boneca mais vendida do mundo.

47- No novo site da Barbie (www.barbie.com) é possível assistir a depoimentos de celebridades contando como a boneca influenciou suas vidas, conhecer quais as novas parcerias, novos produtos e eventos em todo o mundo. Além dos comerciais nestes 50 anos de existência e, claro, galeria com fotos de todas as bonecas já lançadas.

48- No mundo, mais de 700 empresas vendem produtos licenciados Barbie. A venda de brinquedos e acessórios com a marca da boneca chegam a quase US$ 3 bilhões da receita global de US$ 4,8 bilhões da Mattel, eleita em 2008, pela revista Fortune, como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar. No Brasil, mais de 50 empresas vendem mais de 700 itens com a boneca.

49- Vários eventos serão realizados em todo o mundo para comemorar o aniversário da boneca. Uma casa em tamanho real foi construída na Califórnia onde será realizada a festa de aniversário da Barbie. Os ambientes serão decorados por Jonathan Adler. A boneca também ganha uma butique especial dentro da famosa loja Colette, em Paris, e novas linhas de produtos, uma de roupas à venda na Bloomingdale de Nova York e uma de cosméticos, à venda na Sephora.

50- A primeira flagship store com a marca Barbie será aberta em Xangai no próximo mês. Serão 1,5 mil metros quadrados que abrigarão loja, restaurante e SPA

Barbie - Breve história



Barbie
A Barbie é uma boneca com roupas e acessórios, desenvolvida pela Mattel, Inc. e lançada no dia 9 de Março de 1959. A ideia da criação da boneca partiu de Ruth Handler (1916-2002), uma mulher de negócios norte-americana, que se inspirou numa boneca alemã chamada Bild Lilli.
A boneca tem sido uma parte importante do mercado de brinquedos desde há cerca de 50 anos e objecto de controvérsias e processos em tribunal, frequentemente envolvendo a Barbie e o seu estilo de vida. Nos últimos anos, tem enfrentado um aumento de competição da parte de outras bonecas do mesmo género.
A história de Barbie
Ruth Handler observava a sua filha Barbara a brincar com bonecas de papel e reparou que muitas vezes se divertia fazendo as bonecas ter papéis adultos. Nessa época, praticamente todas as bonecas infantis eram representações de crianças. Apercebendo-se de que provavelmente se tratava de um hiato no mercado, Handler sugeriu a ideia de uma boneca com corpo adulto ao seu marido Elliot, um dos sócios fundadores da Mattel, uma fábrica de brinquedos. Tanto Elliot como os outros directores da empresa ficaram pouco entusiasmados com a ideia.
Numa viagem à Europa em 1956, com os seus filhos Barbara e Kenneth, Ruth Handler viu uma boneca alemã chamada Bild Lillli.
Lilli tinha uma figura de adulta tal como Handler tinha pensado, portanto, comprou três. Deu uma à filha e levou as outras para a Mattel. A boneca baseava-se numa personagem popular de banda-desenhada, criada por Reinhard Beuthin para o jornal Die Bild-Zeitung. Lilli era uma rapariga trabalhadora, que sabia o que queria e não desdenhava usar os homens para o obter. Começou a ser vendida na Alemanha em 1955, inicialmente para adultos, mas tornou-se popular entre as crianças que gostavam de lhe vestir as roupas, que se vendiam em separado.
De regresso aos Estados Unidos, Handler trabalhou no design da boneca, com a ajuda do engenheiro Jack Ryan, e deu-lhe o nome Barbie, a partir do nome da sua filha Barbara. A boneca foi lançada na Feira de Brinquedos Internacional da América, em Nova Iorque, no dia 9 de Março de 1959. Esta data tornou-se depois o dia de aniversário da Barbie.
A Mattel adquiriu os direitos da boneca Bild Lilli em 1964 e parou a respectiva produção. A primeira Barbie usava um fato-de-banho às riscas pretas e brancas e o seu famoso rabo-de-cavalo e podia comprar-se loira ou morena. Foi considerada um "Modelo de Moda Adolescente" e as suas roupas eram criadas pela designer de moda da Mattel Charlotte Johnson. As primeiras Barbies eram fabricadas no Japão e as suas roupas costuradas à mão por tarefeiras japonesas. Foram vendidas cerda de 350.000 bonecas Barbie no primeiro ano de produção.
Ruth Handler acreditava que era importante que a Barbie tivesse um corpo adulto e rapidamente uma pesquisa de mercado demonstrou que alguns pais estavam descontentes com o peito da boneca. A aparência da Barbie foi várias vezes alterada, sendo a mais notável em 1971, quando os olhos foram alterados de modo a olhar em frente em vez do olhar de soslaio que tinha de origem.
A Barbie foi um dos primeiros brinquedos a ter uma estratégia de marketing baseada essencialmente em anúncios de televisão, o que foi depois copiado por muitos outros brinquedos. Estima-se que tenham sido vendidas mais de mil milhões de Barbies em todo o mundo, em mais de 150 países. A Mattel afirma que são vendidas três bonecas por segundo.
Os brinquedos da série Barbie e os seus acessórios são fabricados numa escala de cerca de 1:6, utilizada em muitos brinquedos. Os produtos Barbie incluem não só as bonecas e as suas roupas e acessórios, mas também uma enorme gama de produtos como livros, acessórios de moda e jogos de vídeo. A Barbie participou numa série de filmes Barbie e apareceu no Toy Storie 2, de 1999.
De modo quase único no caso de uma boneca, Barbie tornou-se um ícone cultural e teve honras raras no mundo dos brinquedos. Em 1974, uma parte deTimes Square, em Nova Iorque, teve o nome Barbie Boulevard, durante uma semana, e em 1985 o artista Andy Warhol criou um quadro de Barbie.
Biografia
O nome completo de Barbie é Barbara Millicent Roberts. Numa série de romances publicados na década de 1960, são dados os nomes dos seus pais: Geroge e Margaret Roberts, da cidade fictícia de Willows, no Wisconsin.
Barbie frequentou o liceu de Willows e a Manhattan International High School, também fictícia, em Nova Iorque. Tem uma relação amorosa intermitente comKen (Ken Carson), que apareceu a primeira vez em 1961. Tal como Barbie, Ken partilha o seu nome com um dos filhos de Ruth Handler. Um comunicado da Mattel em Fevereiro de 2004 anunciou que Barbie e Ken tinham decidido separar-se de vez, mas em Fevereiro de 2006 o casal voltou a juntar-se.
A Barbie teve mais de 40 animais de estimação, incluindo gatos, cães, cavalos, um panda, um leão bebé e uma zebra. Também teve uma variada série de veículos, incluindo um Corvette cor-de-rosa, descapotáveis, roulotes e jeeps. Barbie tem também brevet de piloto de avião, e trabalha tanto como piloto como como assistente de bordo em carreiras comerciais.
As várias carreiras de Barbie foram estudadas de modo a evidenciar que as mulheres podem ter muitos papéis na vida, e a boneca foi vendida com vários nomes, incluindo Barbie Astronauta, em 1965, Barbie Doutora, em 1988, e Barbie em Nascar, também em 1988[8].
A Mattel criou uma série de companheiros para a Barbie, que incluem Teresa, de origem hispânica, Midge Hadley, africo-americana, Christie e Steven (o namorado de Christie). Os irmãos e primos de Barbie são: Skipper Roberts, Tutti Roberts, Todd Roberts e Stacie Roberts (os três últimos são irmãos gémeos), Kelly Roberts, Krissy Roberts, Francie e Jazzie.
Anos 60
A Barbie foi a primeira boneca a usar maquilhagem e com acessórios disponíveis. Continuou a sua trajectória em 1960 e lançou novos modelos inspirados na moda contemporânea.
Nos anos 60, a Barbie era a típica rapariga norte-americana, com seu conjuntinho de lã e fitas no cabelo, que podia ser de três cores: loura, castanha e ruiva.
Em 1962, vestiu-se de Jacqueline Kennedy, com o famoso saia e casaco cor-de-rosa.
Em 1965, passou a ter pernas flexíveis.
Em 1968, o seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longas pestanas e olhos azuis. No final da década, roupas floridas, estampas psicadélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie 1969. Também começaram a ser aparecer as Barbies de Lingerie.

Anos 70
Durante os anos 70, surgiu mais uma "amiga" da Barbie, Stacy. E a Barbie inspirada pela juventude e influenciada pela época, adotou um visual hippie.
Foi criado também o estilo Malibu em 1971 de cabelos louros e claros e pele bronzeada. Ken também teve uma versão John Travolta inspirada no Disco e no filme "Febre de Sábado à Noite".
O casal encarnou várias celebridades da época, no seu novo automóvel, um modelo rosa-choque desportivo.
Em 1972, a Barbie passou a dispor de uma caravana, passaporte para uma vida mais próxima da natureza, com as suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley.


Anos 80
Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. A Barbie apareceu em versão Dallas (famosa série da televisão da década) com muitos brilhos e lábios vermelhos.
As roupas exibiam transparências e mangas tufadas. A maquilhagem passou a ser obrigatória. Foi nesse período que começou a produção de bonecas para coleccionadores.
Em 1980, teve início a colecção étnica, com Barbies vestidas de roupas típicas de vários países. Por exemplo: México, Chile, Jamaica, Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. Continuou também a usar roupas que a identificavam com várias celebridades.

Anos 90
Em 1990, a Barbie apareceu a conduzir um Ferrari, divertindo-se, cantando e dançando. Os seus cabelos estavam mais compridos que nunca e as suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, sempre politicamente correcta, a boneca candidatou-se à presidência dos Estados Unidos.
Em 1996, conheceu uma nova amiga, paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas. Ken apareceu em versão Brad Pitt em 1999. No mesmo ano foram lançadas Barbies com rostos de modelos famosas como Naomi Campbell. Comemora os 40 anos com o lançamento de uma boneca exclusiva.

Anos 2000
Sempre a acompanhar a evolução da sociedade, a Barbie chega ao ano 2000 demostrando que é uma mulher moderna, que trabalha e possui acessórios como telemóvel e computador.
Em 2003, a Mattel lançou uma linha paralela da Barbie, a My Scene. A boneca passou a ter uma cara mais jovem e moderna, tudo para conquistar as meninas que preferiam bonecas concorrentes.
A partir de 2006, a Barbie fica mais adolescente, adora desporto e moda (claro). Em 2007, a Mattel lançou a nova geração da Barbie, que mistura a boneca com o iPod.

Exposições
A Barbie já esteve em exposição em vários museus, como em 1997, no Museu Nacional do Mónaco, onde foram expostas 110 bonecas vestidas por 55 estilistas. Em Novembro do mesmo ano, em Milão, a casa de leilões Christie`s organizou um leilão de bonecas Barbie vestidas por cerca de 40 grandes estilistas em prol da luta contra o cancro da mama, com o nome "Uma Barbie hoje pode salvar uma mulher amanhã".
Em 1998, aconteceram também a exposição "Barbie em Férias no Museu da Boneca em Paris" e a exposição no castelo de Chamerolles da coleção de 110 bonecas Barbies vestidas pelos grandes estilistas.
No Brasil, "Forever Barbie", organizada pelo Senac Moda e pela Mattel, mostrou 120 Barbies históricas, em Março de 2002.
Em Portugal, houve já uma exposição retrospectiva no Museu do Brinquedo e exposições temporárias de Barbies vestidas por vários estilistas internacionais.

Colecções
Desde meados dos anos 80, começaram a aparecer alguns modelos limitados da Barbie, verdadeiras relíquias para coleccionadores. São Barbies de várias épocas, reproduzidas com riqueza de detalhes. São modelos que, de alguma forma, prestam uma homenagem, lembrando alguém ou alguma época, como a Barbie patriota, de roupa militar da revolução americana do século 18. Fazem parte desse universo também as Barbies de fantasia, vestidas de fada, pássaro ou anjo, assim como as carreiras, de bailarina [que teve várias versões, em 61, 76, 91, 73 e 98, cantora, pianista, médica, professora, policia, piloto e astronauta, entre outras.
Em 1980, teve início a coleção étnica, com modelos vestidas de roupas típicas de vários países, como México, Chile, Jamaica, Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria.
A partir dos 90, foi criada uma colecção de alta-costura pelos designers da Mattel, inspirados em grandes costureiros, como Givenchy. Aliás, muitos estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões, como Christian Dior, Chanel, Donna Karan, Giorgio Armani, John Galliano, entre muitos outros, e também marcas como a Gucci ou a Levis.
Versões românticas e clássicos do cinema, teatro e TV também vestiram Barbie e Ken, como Romeu e Julieta, O Feiticeiro de Oz e Star Trek, tal como algumas divas, como Marilyn Monroe, Andrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh, que tiveram Barbies vestidas à imagem das suas personagens mais famosas.

Controvérsias
A popularidade da Barbie garante que o seu efeito nas brincadeiras das crianças ocidentais atrai um alto grau de vigilância. As críticas que provoca são frequentemente baseadas na convicção de que as crianças consideram a Barbie um modelo e tentarão copiá-la.
Em Setembro de 2003, a Arábia Saudita proibiu a venda das bonecas Barbie por considerar que não se coadunam com os ideais do Islão. Nos países doMédio Oriente existe uma boneca alternativa chamada Fulla, semelhante à Barbie, mas desenhada para ser mais aceitável no mercado islâmico. A Fulla não é produzida pela Mattel e a Barbie ainda está à venda noutros países do Médio Oriente, incluindo o Egipto. No Irão encontram-se à venda as bonecas Sara e Dara, em alternativa à Barbie.
A palavra Barbie acabou por se tornar um termo de calão pejorativo, para uma rapariga ou mulher considerada fútil, tal como na canção pop "Barbie Girl".
Em Julho de 1992, a Mattel lançou uma Barbie falante com várias frases do género: "Will we ever have enough clothes?/Teremos alguma vez roupas suficientes?", "I love shopping!/Adoro compras!" ou "Wanna have a pizza party?/Fazemos uma festa de pizzas?". Cada boneca estava programada para dizer quatro de 270 frases possíveis, de modo a que dificilmente duas bonecas tivessem frases iguais. Uma dessas 270 frases era: "Math class is tough!/As aulas de Matemática são difíceis!". embora apenas 1,5 % de todas as bonecas vendidas dissesse a frase, provocou críticas da Associação Americana de Mulheres Universitárias. Em Outubro de 1992, a Mattel anunciou que a boneca ia deixar de dizer a frase e trocaria todas as bonecas vendidas que a dissessem.
Uma das críticas mais frequentes à Barbie é que a boneca promove uma imagem corporal irrealista para uma jovem, com o risco de que algumas raparigas tentem imitá-la, tornando-se anoréticas. Em 1997, o corpo da boneca foi redesenhado de modo a ficar com um pouco mais de cintura, dizendo a Mattel que isto faria a boneca ficar melhor com os designs de moda contemporâneos.
A boneca Francie apareceu pela primeira vez em 1967, e é muitas vezes descrita como a primeira boneca afro-americana da série Barbie. No entanto, a boneca foi feita usando os moldes da cabeça da Francie Branca, e não tinha as características faciais das pessoas negras. A primeira boneca afro-americana da série Barbie foi na verdade Christie, que surgiu em 1968. A Barbie Negra e a Barbie Hispânica foram ambas lançadas em 1980.
Em 1997 a Mattel aliou-se à Nabisco, a empresa das famosas bolachas Oreo, para lançar uma promoção cruzada entre os dois produtos. A boneca era vendida como alguém com quem as crianças poderiam partilhar as "bolachas preferidas da América". Tal como se tinha tornado costume, a Mattel produziu uma boneca branca e uma boneca negra. Os críticos comentaram que para a comunidade afro-americana "Oreo" é um termo pejorativo, que significa que a pessoa é "negra por fora e branca por dentro", tal como a bolacha. A boneca teve pouco sucesso e a Mattel recolheu-a, tornando-se depois um dos artigos perseguidos pelos coleccionadores.
Em Maio de 1997, a Mattel lançou a boneca Becky, numa cadeira de rodas cor-de-rosa. Kjersti Johnson, uma rapariga de 17 anos, estudante em Tacmo, Washington, e que sofria de paralisia cerebral, comentou que a nova boneca não cabia no elevador da casa de sonho da Barbie. A Mattel anunciou que a casa ia ser redesenhada para obviar o problema.
Em Março de 2000 surgiram histórias na imprensa afirmando que o vinil usado nas bonecas mais antigas poderia libertar químicos tóxicos, pondo em perigo as crianças que brincassem com elas. A acusação foi recusada como falsa por peritos. Uma Barbie moderna tem o corpo feito de plástico ABS e a cabeça feita em PVC macio.
Em Novembro de 2005, o Dr. Agnes Nairn, da Universidade de Bath, em Inglaterra, publicou uma pesquisa sugerindo que as raparigas passam frequentemente por uma fase em que odeiam a Barbie e a submetem a uma série de castigos, incluindo decapitações e colocar a boneca no forno de microondas. Segundo o Dr. Nairn, "Pensa-se que o repúdio da Barbie é um rito de passagem e de rejeição do passado".
Filmes
Filmes que utilizaram a imagem da Barbie:
Barbie em A Estrela do Rock
Barbie em O Quebra Nozes
Barbie em A Princesa Rapunzel
Barbie em O Lago dos Cisnes
Barbie em A Princesa e a Plebéia
Barbie Fairytopia
Barbie em A Magia de Aladus
Barbie Fairytopia Mermaidia
O Diário da Barbie
Barbie em As 12 Princesas Bailarinas
Barbie Fairytopia A Magia do Arco-Íris
Barbie em A Princesa da Ilha
Barbie-Butterfly
Barbie em Abracadabra